Wiki Claymore
Advertisement
Yoki porcentagens

Yoki ou Youki é a energia Yoma, que pode ser usada por Yomas, Claymores e seres despertados. Quando uma Claymore é criada ela assimila o yoki do yoma utilizado para sua criação, que atua como uma das variáveis envolvidas para determinação da força, poder e habilidades da Claymore.

Claymores podem liberar o seu próprio yoki para aumentar suas habilidades (por exemplo: força, velocidade e capacidade regenerativa) ou também para criar técnicas e habilidades avançadas como a espada rápida de Ilena. Entretanto o custo desse aumento de energia torna a guerreira mais próxima de um yoma do que humana, podendo alterar a fisionomia, a anatomia e também até a memória e percepção da realidade. Caso a liberação de yoki tome conta da humanidade da Claymore ela acaba despertando.

Níveis de liberação[]

Segundo Teresa esses são os níveis de liberação:

  • 10%: Olhos mudam de prateados para dourados e adquirem uma pupila vertical (similar a uma pupila de gato).
  • 30%: Distorção facial.
  • 50%: Distorção corporal.
  • 80%: Limite de liberação de energia em que se torna um ser despertado. Dito impossível a capacidade de reverter para a forma humana, apesar de que algumas Claymores conseguirem reverter (Como por exemplo Miria e Helen).
  • 100%: Despertar completo. Porém até mesmo ao nível 100% de liberação é possível reverter o despertar utilizando a técnica do elo de alma (como por exemplo Alicia e Beth)
    Priscilla despertada

    Priscilla despertada (100% de liberação de Yoki)

Curiosidades[]

Yoki escrito em japonês é "妖気" (em Rōmaji: yōki) que traduz literalmente para "ar misterioso".

Clare diz que utilizar muito Yoki enquanto debilitado (mentalmente/fisicamente) faz com que o despertar seja algo inevitável.[1]

Referências[]

  1. Claymore Mangá: Capítulo 11
Advertisement